No primeiro final semana após a decisão do comércio varejista de proibir a abertura dos supermercados aos domingos, em Santa Maria, alguns estabelecimentos da cidade já
registravam longas filas no início da tarde deste sábado.
:: Santa Maria é a primeira cidade a proibir mercados aos domingos
:: OPINE: O que você acha do fechamento dos supermercados aos domingos em Santa Maria?
Em um supermercado localizado na Avenida Medianeira, por volta das 16h, o estacionamento estava lotado e os corredores já acumulavam carrinhos.
Segundo Juliana Pereira, funcionária do açougue há quatro meses, o movimento deste sábado era superior ao de sábados passados:
_ A essa hora o mercado não lotava tanto e tem muito movimento ainda pela frente. Sempre passa muito gente no sábado _ afirma Juliana.
Entre os consumidores, há opiniões diferentes sobre os supermercados não abrirem mais aos domingos. No entanto, a maioria se disse contrária à decisão.
_ Tem tanta gente desempregada por aí, querendo um emprego. Acho que os supermercados têm que contratar mais gente, aí fazer escalas para não sobrecarregar ninguém, e continuar abrindo aos domingos _ comenta Vicente Neri Noro, aposentado.
Para a comerciante, Lenir Rubenich, a decisão implica diretamente na vida do consumidor:
_ As pessoas vão ter que se obrigar a fazer as compras no sábado, vão ter achar tempo ou acabar recorrendo aos mercadinho"